Nossa história
O Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo, nasceu no coração de um jovem militar em 2008 chamado Souza Neto, que morava no estado da Paraiba. "
Significado: Elohim significa Deus de forma plural.
Superação
Bem, o desejo de uma filial em PE surgiu e as questões burocráticas foram organizadas. Mas, faltava o principal: Mostrar o trabalho. Mostrar como a equoterapia funcionava na prática e na realidade de vida das pessoas especiais. Foi quando eu, Georgia Véras, cheguei e pusemos a mão na massa, voluntariamente. Então em 08/11/2009 fundamos o CEEQ e começamos a atender as crianças nos cavalos, ao passo, pelas sombras das árvores. Nossa sede era numa “choupana” com um balcão e um banheiro. Iniciamos com o apoio de 12 pais que podiam arcar com as mensalidades da equoterapia dos seus filhos. Em três meses, triplicamos a quantidade de praticantes e em 2012, finalmente, a Secretaria de Saúde de PE pôde nos enxergar, através dos olhos de Eduardo Campos, nosso querido governador, na época. Esse foi nosso segundo “BUM” e abrimos os braços para atender mais 100 crianças especiais e carentes financeiramente.
Nesses 10 anos de existência sobrevivemos a várias crises. A última, em 2018, quase nos fez encerrar as atividades, afinal fomos obrigados a desistir do convênio com a SES e mudar nosso local de atendimento, após sofrermos 23 furtos e ataques de vandalismo na nossa sede. Com isso, perdemos 80% dos nossos praticantes e recursos. Mas, o terceiro “BUM” aconteceu em 2019 com uma nova parceria que nos deu um novo espaço, segurança e toda a estrutura física necessária para continuarmos a desenvolver nosso lindo trabalho, que conecta cavalos e pessoas de maneira profunda e especial. A Coudelaria Souza Leão, através de seus representantes, pensa igual a nós: A vida é uma troca de energia, de favores, amor ou desamor. Se dermos o nosso melhor, iremos receber “dela” o que há de melhor. E que seja AMOR, sempre.
Missão
Nossa missão é realizar práticas terapêuticas assistidas com cavalos e torná-las acessíveis a todas as pessoas que necessitem e busquem uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento biopsicossocial.
Por que com cavalos?
Os cavalos são seres sociais, extremamente sensíveis que necessitam viver em manada. Têm códigos de convivência e liderança muito claros e uma leitura da linguagem corporal muito desenvolvida. Em suas vidas não há dualidade: manifestam-se com autenticidade.
Sua estrura física, biomecânica e comportamento contribuem para os processos terapéuticos motores, sensoriais, socais e emocionais dos praticantes.