Nossa história

"Quando tudo começou?

O Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo, nasceu no coração de um jovem militar em 2008 chamado Souza Neto, que morava no estado da Paraiba. "
image
Valquiria A. Lins
Diretora Geral.
"Ele tinha um sonho: Tornar a Equoterapia acessível para todos, não só para os filhos de Militares. Então, ao encontrarmos esse sonhador em um Curso Básico de Equoterapia, ministrado na Cavalaria da Polícia Militar de PE, aqui em Recife, nos fez o convite para abrir uma filial."
image
Ana Paula
Ex-Diretora Geral.
"Assim inciaram-se os primeiros encontros e reuniões, com a participação de vários profissionais, inclusive eu. A fonoaudióloga Ana Paula Nóbrega que já tinha 11 anos de experiência em Equoterapia, abraçou essa ideia junto com Souza Neto."
Significado: Elohim significa Deus de forma plural.
image
Georgia Véras
Diretora Executiva.

Superação

Bem, o desejo de uma filial em PE surgiu e as questões burocráticas foram organizadas. Mas, faltava o principal: Mostrar o trabalho. Mostrar como a equoterapia funcionava na prática e na realidade de vida das pessoas especiais. Foi quando eu, Georgia Véras, cheguei e pusemos a mão na massa, voluntariamente. Então em 08/11/2009 fundamos o CEEQ e começamos a atender as crianças nos cavalos, ao passo, pelas sombras das árvores. Nossa sede era numa “choupana” com um balcão e um banheiro. Iniciamos com o apoio de 12 pais que podiam arcar com as mensalidades da equoterapia dos seus filhos. Em três meses, triplicamos a quantidade de praticantes e em 2012, finalmente, a Secretaria de Saúde de PE pôde nos enxergar, através dos olhos de Eduardo Campos, nosso querido governador, na época. Esse foi nosso segundo “BUM” e abrimos os braços para atender mais 100 crianças especiais e carentes financeiramente.

Nesses 10 anos de existência sobrevivemos a várias crises. A última, em 2018, quase nos fez encerrar as atividades, afinal fomos obrigados a desistir do convênio com a SES e mudar nosso local de atendimento, após sofrermos 23 furtos e ataques de vandalismo na nossa sede. Com isso, perdemos 80% dos nossos praticantes e recursos. Mas, o terceiro “BUM” aconteceu em 2019 com uma nova parceria que nos deu um novo espaço, segurança e toda a estrutura física necessária para continuarmos a desenvolver nosso lindo trabalho, que conecta cavalos e pessoas de maneira profunda e especial. A Coudelaria Souza Leão, através de seus representantes, pensa igual a nós: A vida é uma troca de energia, de favores, amor ou desamor. Se dermos o nosso melhor, iremos receber “dela” o que há de melhor. E que seja AMOR, sempre.

Missão

Nossa missão é realizar práticas terapêuticas assistidas com cavalos e torná-las acessíveis a todas as pessoas que necessitem e busquem uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento biopsicossocial.

Por que com cavalos?

Os cavalos são seres sociais, extremamente sensíveis que necessitam viver em manada. Têm códigos de convivência e liderança muito claros e uma leitura da linguagem corporal muito desenvolvida. Em suas vidas não há dualidade: manifestam-se com autenticidade.

por que cavalos

Sua estrura física, biomecânica e comportamento contribuem para os processos terapéuticos motores, sensoriais, socais e emocionais dos praticantes.