Mas o que é equoterapia?

Trata-se de uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo juntamente com uma equipe multidisciplinar para desenvolver, nos contextos biológicos, psicológicos e social, pessoas que apresentam deficiências ou alterações no seu desenvolvimento neuropsicomotor. A Equoterapia reabilita pessoas de diversas faixas etárias, desde 01 ano de idade até a melhor idade. Uma equipe de Equoterapia pode ser composta por profissionais da área de saúde, educação e pessoas ligadas ao cavalo: Psicólogo, fisioterapeuta, equitador, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo,veterinário, tratadores de equinos, etc.

Através da equoterapia, buscamos reabilitar de crianças a idosos com distúrbios motores, perceptuais, cognivitivos, comportamentais, psicológicos, entre outros.


Processo de atendimento

O fluxograma abaixo é apenas uma representação para efeito de informação. Isso não é uma regra, devido ao fato de cada praticante possuir seu ritmo de evolução particular.

Avaliação

Os pais precisam estar de posse do laudo e indicação médica para o ingresso à Equoterapia. Esta indicação geralmente é feita pelo neurologista, ortopedista, pediatra ou outros profissionais da área de saúde. O segundo passo é realizar a avaliação inicial com a equipe multiprofissional do Centro Elohim. Só nossa equipe, mediante todo o histório do paciente, é quem vai determinar se este está apto ou não à prática da Equoterapia.

Início
Período I

Plano de Atendimento

Os atendimentos são realizados após o planejamento de tratamento, onde são traçados os objetivos específicos para cada praticante. São escolhidos o cavalo, os arreios e os profissionais indicados para acompanhar o seu tratamento. Realizamos um planejamento terapêutico anual, com reavaliações a cada 6 meses. Na Devolutiva (momento de reunião com os pais ou praticantes) discutimos sobre os objetivos e ganhos alcançados, além de termos o feedback dos pais a respeito do comportamento, evolução ou não, das suas crianças.

Andamento
Período II

Acompanhamento

Uso de Protocolo específico onde são avaliados e mensurados os ganhos motores, psicológicos e sociais.

O processo de alta transcorre em média de 1 a 3 anos de terapia, dependendo de cada caso. Na maioria das vezes, os objetivos são alcançados com poucos meses de tratamento.

Fim
Período III